Síndrome da Dor Miofascial, também conhecida como dor miofascial crônica, é uma condição causadora de dor crônica. Normalmente associada à dor na palpação de pontos gatilho (trigger points), localizados nos músculos e fáscias. Outros sintomas são dores irradiadas, dor para movimento e distúrbios de sono.
Dor miofascial pode ocorrer de forma isolada em áreas do corpo, e qualquer músculo ou fáscia pode ser afetado, gerando uma grande variedade de sintomas. Normalmente a dor é contínua e profunda.
A causa da dor miofascial é desconhecida. Existem várias explicações como doença do tecido conectivo, postural, emocional e fatores ambientais.
Massagem nos pontos gatilhos pode soltar nódulos e ser efetiva a curto prazo. Fisioterapia com intuito de alongar e fortalecer progressivamente os músculos, e exercícios físicos podem ser muito benéficos, mas deve-se ser ter cuidado, pois em alguns casos pode piorar os sintomas inicialmente. Alguns medicamentos podem ser usados com antidepressivos, bloqueadores canais de cálcio (Pregabalina) e relaxantes musculares.
Liberação miofascial com massagem específica pode também ser uma técnica utilizada.
Síndrome miofascial é normalmente discutida de forma independente da fibromialgia, entretanto estas duas condições são muito parecidas. Normalmente a fibromialgia caracteriza-se por um quadro álgico mais generalizado, acima e abaixo da cintura e em ambos os lados do corpo. Já a síndrome miofascial é mais localizada e em áreas mais específicas.
Nem a dor miofascial ou a fibromialgia são consideradas doenças inflamatórias, as melhores evidencias científicas demonstram que o principal problema é uma alteração da sensibilidade à dor.
Resp. Técnico
Dr. Sandro Cabral Teixeira Lemos
CRM 30586
Agende aqui
sua Consulta
Nossos
Convênios
IIOT - Instituto Integrado de Ortopedia
e Traumatologia do Triângulo Mineiro
Rafael Marino Neto, 600 - Sala 43
Bairro Jardim Karaíba / Uberlândia-MG